Banho Cão

Uma das dúvidas com que se deparam os donos de cães é qual a frequência com que devemos dar banho ao nosso fiel amigo. As raças de pêlo curto devem tomar banho entre 4 e 5 vezes por ano, enquanto que as de pêlo médio e comprido podem tomar banho com maior regularidade, em média, 1 vez de 2 em 2 meses.

Dar banho a um cão nem sempre é tarefa fácil pois existem animais com alguma aversão à água. Visto isto, antes de lavar o seu cão, acalme-o e deixe-o ambientar-se à água, que deverá estar morna, entre os 30 e os 35º (pode testar a temperatura com o seu braço). Utilize um tapete anti derrapante para que o animal não escorregue (uma das razões que causam pânico). Com a mão ou a ajuda de um copo coloque pequenas quantidades de água no dorso do seu animal, a pouco e pouco, até que este perceba que não há motivo para alarme. 

Assim que esta fase esteja concluída vamos ao banho propriamente dito. Utilize sempre um champô próprio para o tipo de pêlo do seu cão e nunca champô para uso humano (o pH da pele canina é diferente da pele humana). Molhe o seu animal, sempre da traseira para a frente, com um fluxo de água suave. Não molhe directamente a cabeça! Em vez disso, use a sua mão para colocar pequenas quantidades de água nesta zona. De seguida, aplique o champô, também da traseira para a zona frontal e massage bem no sentido de crescimento do pêlo até fazer espuma. Tenha atenção para que não vá água nem champô para os olhos, orelhas e nariz do seu animal. Enxagúe bem, desta vez em sentido contrário, começando na cabeça com direcção à zona traseira. Tenha a certeza que retirou todo o champô pois, se ficarem restos, podem causar irritação na pele e enfraquecimento do pêlo. Se utilizar condicionador repita os passos acima indicados para o champô. De seguida, seque o seu cão com uma toalha, usando movimentos suaves. Não esfregue com muita força! Seque os ouvidos com algodão para ter a certeza que nenhuma água ficou retida. Se o seu animal tem pêlo comprido, este ficará mais bonito se secar com secador. Regule o secador no nível mais suave e não aponte directamente para o focinho. Depois de seco penteie o pêlo no sentido do crescimento. E voilá, o seu amigo está pronto para a brincadeira! 

 

Ana Rocha