Cabelo

Com exceção de algumas células que crescem na base da raiz, o cabelo é um tecido morto, composto de queratina e proteínas afins. O folículo piloso é uma invaginação da epiderme, com uma pequena parte da derme em sua base. (Resumindo, o cabelo é uma ‘‘continuação’’ da sua pele).

 

 

Existem várias vitaminas e minerais que são extremamente importantes para a saúde do cabelo. Referenciamos alguns e em que alimentos os pode encontrar.

 

Zinco

O Zinco é fundamental para a síntese de proteínas sendo especialmente importante na saúde do cabelo, pois o nosso cabelo é formado em 98% por proteínas.

A deficiência neste mineral é devida a uma alimentação rica em alimentos processados e pobre em proteínas tornando o cabelo fraco e causando a queda de cabelo. 

O Zinco pode ser encontrado no camarão, na carne de bovino e de frango, no peixe e nos cereais. A sua dose diária recomendada é de 10-12 mg por dia.

 

Ferro

O Ferro é também um dos componentes mais importantes para a saúde do cabelo. A deficiência em ferro torna o cabelo mais fraco e quebradiço e o seu crescimento mais demorado.

Os alimentos mais ricos em Ferro são o fígado de vitela, a gema de ovo, o pão de cevada e integral e os cereais.

 

Vitamina C

A Vitamina C tem uma acção anti-oxidante e aumenta a absorção do ferro, sendo também um componente importante na saúde do cabelo.

 

Vitamina E

A vitamina E tem uma acção anti-envelhecimento e anti-oxidante e melhora a circulação sanguínea no couro cabeludo ajudando a que mais nutrientes e oxigénio atinjam o cabelo.

Os alimentos com maior quantidade de Vitamina E são os cereais ricos em fibra e as avelãs.

 

Vitamina H ou Biotina

A Vitamina H altera o ciclo capilar, aumento o tempo de queda (cada cabelo demora mais tempo a cair).

A Vitamina H pode ser encontrada no ovo, carne branca e lacticínios.

 

Existem alguns suplementos que contém na sua formulação todos os elementos importantes para a saúde do cabelo e,  podem ser uma boa opção para uma recuperação rápida e correcta da força e vitalidade.

Não esquecer que todos os suplementos alimentares devem ser acompanhados com uma dieta natural e equilibrada. 

 

 

Ana Rocha