Amamentação

A amamentação é hoje aconselhada em demanda livre (sempre que o bebé pede).

Os intervalos de amamentação não obedecem a um periodicidade fixa ou a número de mamadas por dia mas devemos certificar-nos que um bebé com menos de 1 mês mama em média de 1,5 h em 1,5 h no intervalo entre as 7:00 e às 0:00 (mamadas muito curtas) e até aos 2 meses, de 2 em 2 horas. A partir daí é possível adaptar completamente as mamadas aos pedidos do bebé.

Em relação à velha questão: ‘‘devemos acordar o bebé a meio da noite para mamar?’’ a resposta é: caso ele não acorde podemos não o fazer. O contrário apenas acontece em casos que o bebé não esteja a ganhar peso suficiente.

A pega da mama deve ser feita correctamente para evitar dificuldades na amamentação.

A pega deve ser feita apanhando toda a auréola e não apenas o mamilo.

Caso exista uma má pega, esta deve ser corrigida imediatamente. Pode tentar-se introduzir um dedo no canto da boca do bebé até que este se adapte a abrir o suficiente a boca. As mãos devem ser sempre lavadas antes de cada mamada.

A posição em que o bebé se encontra no momento da amamentação pode também ter influência na qualidade da pega. O bebé deve estar sempre com o pescoço direito e a boca à altura da mama, para diminuir a dificuldade na sucção e ao engolir.

Deve evitar-se dar o leite através de um biberon o máximo que se conseguir, mas todas as mães têm os seus limites e caso necessitem de descansar deve ser avaliada a ajuda do pai ou outras pessoas mesmo sendo necessário utilizar um biberon.

Caso se use o biberon a amamentação não deve ser efectuada na mesma posição que é feita através da mama.

Deve procurar-se usar um biberon cuja tetina represente alguma dificuldade na sucção.

O leite para ser usado no biberon pode ser extraído com um bomba e guardado no frigorífico (3 a 5 dias), no congelador (3 meses) ou na arca (6 meses). O leite deve ser administrado à temperatura do corpo (~37ºC) - morno - devendo ser descongelado no frigorífico e depois à temperatura ambiente.

Não se deve usar o microondas para descongelar leite materno.

A amamentação pode ser efectuada ao mesmo tempo que outras actividades, nomeadamente, beber, comer, ouvir música, utilizar o telemóvel, tablet ou computador, etc.

Apesar disso, deve tentar sempre que a maioria das mamadas sejam feitas com 100% de atenção no seu bebé pois é um momento de vínculo e partilha de amor entre ambos.

Uma das causas primordiais, se não a única, do insucesso da amamentação é o stress. O stress faz também mal ao bebé podendo fazê-lo associar a alimentação a um momento de tensão. Relaxe!

As reservas físicas de leite são infinitas. Não tenha medo de não ter leite!